quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Entrada - Crepes com espinafres e farinheira

Pois... vocês puxaram por mim e agora vão ter que me aturar.
Eu adoro cozinhar e esta receita que vos passo foi inventada por mim... é fantástica (modéstia à parte)!

ENTRADA (para 6 pessoas)
  • 1 Embalagem de massa filo
  • 1 Embalagem de espinafres congelados c/mozzarela
  • 1 Farinheira (boa, sem ser muito doce)
  • Azeite q.b.
  • Alho q.b.
  • Sal q.b.

Numa panela aquece-se água e quando estiver bem quente coloca-se a farinheira lá dentro a cozer (sem tirar a pele e sem picar), durante 20/30 minutos. Quando estiver cozida, retira-se da panela e corta-se para retirar a pele e ficar só com a farinheira.
Entretanto, coloca-se numa frigideira azeite e pica-se os alhos lá para dentro (tipo 3 dentes) e deixa-se a fritar até o alho alourar, junta-se os espinafres congelados c/queijo mozzarela e deixa-se estar até descongelar (ir mexendo).
Quando estiver tudo descongelado na frigideira junta-se a farinheira (já sem pele) e mistura-se tudo muito bem, junta-se um pouco de sal e deixa-se mais 5 minutos a apurar. Desligar o lume e deixar de parte.
Abrir a massa filo (para quem não conhece esta massa, é importante avisar que as folhas são muito fininhas e seca muito rápido) e dobrar uma folha ao meio (tipo rectângulo) colocar uma porção da mistura (espinafres + farinheira), dobra-se novamente para fechar e vai-se enrolando sempre a dobrar até ao fim.
É importante que virem os lados para dentro antes de dobrar a última vez (para evitar que o recheio saia). Leva-se ao forno (com papel vegetal por baixo) até alourar bem dos dois lados (vão ter que os virar com cuidado).

Pode-se servir acompanhado de salada e/ou puré de maçã.
Se sobrar recheio podem congelar para mais tarde.

e mais uma maratona para correr...
A Ana pode dar a opinião porque já os provou.
Beijos.

1 comentários:

Nucha disse...

É, de facto, uma maravilha e fica com muito bom aspecto para jantares especiais.